Publicações

        Muito do trabalho editorial do nosso núcleo foi conduzido pelo Prof. Gilmar de Carvalho, que editou com o Selo Leo  várias de suas obras e de outros/as associados/as ao Laboratório. Foi ele também o responsável, juntamente com  o Prof. Ismael Pordeus Jr. e a Profa. Sulamita Vieira, por uma interessante coleção de registros fonográficos de mestres da tradição musical nordestina, como Alfredo Miranda (Alfredo Miranda ao Pife), Wanda Ribeiro Costa (Missa Breve do Sertão),  Chico Paes (Os Oito Baixos), entre outros. Esses Cd’s receberam uma impecável produção gráfica e outras obras também publicadas pelo LEO - como Memória Clandestina, de Mônica Mourão, Cordel Digital, de Alexia Brasil e A Arte do Contraponto, de Márcio Landi -,  contaram com um fino trabalho editorial, graças também à competência e dedicação da Editora Expressão Gráfica, parceira ao longo desses anos de existência do LEO. Essas são apenas algumas das obras de uma longa lista de produções cultarais, que envolve não apenas livros e discos, mas também documentários etongráficos. Na gestão de Alexandre Vale, a política de publicações manteve-se em ritmo acelerado e hoje o LEO conta com os seguintes trabalhos que levam o seu Selo:

Livros

Memórias Clandestinas- A imprensa e os desaparecidos na guerrilha do Araguaia- Mônica Mourão, 2005

Penitência e festa- Josiane Ribeiro

A crônica reporteira de João do Rio – Ronaldo Salgado, 2006

Cordel Digital- Alexia Brasil, 2006

Arte e Ciência – Formas de conhecimento – Jorge de Albuquerque Vieira, 2006

 Lições de contraponto segundo a Arte Explicada de André da Silva Gomes- Márcio Landi, 2006 

Ciência – Formas de conhecimento: arte e ciência – Jorge de Albuquerque Vieira, 2007

Ontologia – Formas de conhecimento – Jorge de Albuquerque Vieira, 2008

O bairro Praia de Iracema entre o “adeus” e a “boemia” -  Roselane Bezerra, 2009

A fome na imprensa – Um estudo sobre critérios de noticiabilidade nos jornais Folha de São Paulo e O Povo – Luis Celestino de França Jr., 2009

Olhares Cruzados sobre Imaginários e Práticas Culturais (Coletânea) - Alexandre Vale, Annablume, 2012. 

No Escurinho do Cinema: cenas de um público implícito - Alexadre Vale, 2a. Edição - no prelo, prevista para abril de 2012, pela Editora Expressão Gráfica

O Voo da Beleza: experiências trans e migração -  Alexandre Vale - no prelo, prevista para maio de 2012, pela Editora SBS.
 

Livros de autoria de Gilmar de Carvalho 

Artes da Tradição - Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, 2005

Pequenas Horas – Babinski no Ceará- Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, 2005

Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará – Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, 2006

Rabecas do Ceará – Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, 2006

Rangel Escultor- O artista que veio de Jardim- Gilmar de Carvalho, 2008

O gerente endoidou- Ensaios sobre publicidade- Gilmar de Carvalho, 2008


Discos 

Alfredo Miranda ao pife, 2005

Os oito baixos de Chico Paes, 2006 

Louvação - Missa Breve do Sertão, de Vanda Ribeiro Costa, 2006

Cantares Bohêmios de Ramos Cotôco, 2006

As sanfonas de Climério Moura, 2007


Exposições, colóquios internacionais e festivais de cinema etnográfico 

Mandalas, de Nice Firmeza (Museu do Ceará), 2005, Curador: Gilmar de Carvalho

Os jardins de Nice, de Stênio Burgos (Museu do Ceará), 2006, Curador: Girmar de Carvalho

I Colóquio Internacional França e Brasil: olhares cruzados sobre imaginários e práticas culturais, 2009, Curador: Alexandre Vale

I Mostra Leo de Filmes Etnográficos, 2009, Curador: Alexandre Vale

II Mostra Leo de Filmes Etnográficos, 2009, Curador: Alexandre Vale

III Mostra Leo de Filmes Etnográficos, 2010, Curador: Alexandre Vale

IV Mostra Leo de Filmes Etnográficos, 2010, Curador: Alexandre Vale

V Mostra Leo de Filmes Etnográficos, 2011, Curador: Alexandre Vale


Videos e documentários



Mártir Francisca, a santa de Aurora, de Francisco Sousa, 2008

Pibidianos em ação (curta-metragem), 2008, de autoria coletiva

Cinema Cara Dura (longa-metragem), 2010, direção: Alexandre Vale

Tributo à Geraldo Markan (média-metragem), 2011, direção: Alexandre Vale

O Voo da Beleza (média-metragem), 2011, Direção: Alexandre Vale


Coleções (livros)
Coleção Ceará Cadinho
Prêmio Literário Manoel Coelho Raposo para Autor Cearense
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Editora Expressão Gráfica



       A Coleção Ceará Cadinho reúne trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado e teses de doutorado) de sociólogos e antropólogos locais que tomaram as manifestações culturais cearenses como temática comum e objeto de investigação científica. A cantoria, o artesanato em barro, as representações do sertão nordestino no cinema brasileiro, o futebol e suas torcidas de mesas de bares locais e os bailes fortalezenses de dança de salão compõem, assim, um mosaico nesse panorama de experiências e práticas culturais, indicando um Ceará diverso, cadinho de inventividades. Um cadinho, vale lembrar, é um recipiente utilizado em laboratórios para misturar substâncias químicas. Nos anos 30, época em que as teorias eugênicas predominavam no Brasil, falava-se de um “Brasil Cadinho” para fazer referência à mistura de raças que caracterizava o país. A referência, contudo, não era de todo positiva, pois a miscigenação era considerada um embuste para o desenvolvimento local. Aqui, tomamos de empréstimo a imagem do cadinho, destacando agora a sua positividade, localizando-a e expandindo-a. Daí nossa coleção chamar-se Ceará Cadinho, sinalizando não para a negatividade da mistura, mas para a celebração da pluralidade de cores, ritmos, artesanias, cantorias e imagens: tradições que compõem um Ceará diverso e em movimento. Ao todo são sete trabalhos, todos defendidos no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e selecionados pela equipe do Laboratório de Estudos da Oralidade. A possibilidade de reunião desse material só foi possível graças à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que, no início de 2010, tornou público o Edital do I Prêmio Literário para Autor(a) Cearense, destinado à publicação de obras inéditas em romances, poesia, contos, quadrinhos, temas culturais e científicos. O edital enfatizava tratar-se de uma das maiores premiações para a literatura na história do Ceará e suas 14 categorias levavam, cada uma, o nome de um escritor ou personalidade cearense. Dentre elas, a categoria “Selo Editorial” fora batizada com o nome do legendário socialista Manoel Coelho Raposo, o “artesão da palavra” e “poeta da liberdade” que via nos livros sua “janela para o mundo”.


Modelando a Vida no Córrego de Areia: tradições saberes e itinerários das louceiras - Francisca Mendes, Coleção Ceará Cadinho, Expressão Gráfica, 2011.













Experiência e Sentido nas Torcidas Organizadas Carámor e M.O.F.I, Joseane Ribeiro, Coleção Ceará Cadinho, Expressão Gráfica, 2011














As Cores do Silêncio: habitus silencioso e apreciação de pinturas em Fortaleza, Kadma Marques, Coleção Ceará Cadinho, Expressão Gráfica, 2011.













Faces do Futebol-Arte no Brasil: da sedução malandra à imaginação tática, Diego Frank Cavalcante, Coleção Ceará Cadinho, Expressão Gráfica, 2011.











Honra e Sangue: a (po)ética da vingança no sertão de Abril Despedaçado, Igor Monteiro, Coleção Ceará Cadinho, 2011.











Memórias da Cantoria: palavra, performance e público, Simone Oliveira de Castro, Coleção Ceará Cadinho, Expressão Gráfica, 2011.











Quem Convida é a Mulher: experiências femininas e subversão nos bailes de dança de salão, Monalisa Dias de Siqueira, Coleção Ceará Cadinho, Expressão Gráfica, 2011.
















CONSELHO EDITORIAL DO LEO


Francisco Régis Lopes Ramos - UFC
Jerusa Pires Ferreira - PUC / SP
Sylvie Debs - Robert Schaumann / Strasbourg
Nadine Decourt - Lyon 2
Marina Lina Leão Teixeira - IFICS / UFRJ
Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas - UFC
Alípio de Sousa Filho - UFRN